quarta-feira, 25 de maio de 2011

Guerra do Vietnã

       Guerra do Vietnã  foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de 1975. A guerra colocou em confronto, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com participação efetiva, porém secundária, da Coréia do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia; e, de outro, a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). A China, a Coreia do Norte e, principalmente, a União Soviética prestaram apoio logístico ao Vietnã do Norte, mas não se envolveram efetivamente no conflito.


       Durante o conflito, as tropas do exército da Vietnã do Norte travaram uma guerra convencional contra as tropas norte-americanas e sul-vietnamitas, e as milícias da FNL menos equipadas e treinados, lutaram uma guerra de guerrilha na região, usando as selvas do Vietnã, espalhando armadilhas mortais aos soldados inimigos, enquanto os Estados Unidos se armaram de grande poder de fogo, em artilharia e aviação de combate, para destruir as bases inimigas e impedir suas ofensivas.



       O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã.O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.





       No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra.
     Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte.



          A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra.
     Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.



         As cenas da Guerra do Vietnã transmitidas pela televisão e registradas em documentários como Corações e Mentes desnudaram a postura falaciosa do governo norte-americano.



       A guerra prolongou- se por mais algum tempo, com o avanço das forças socialistas do vietnã do Norte,vietnamita, em 1975. Assumindo o poder, os lideres da frente de libertação nacional, junto com o governo do vietnã do Norte, promoveram a unificação do país, O vietnã tornou- se um estado de regime politico autóritario, seguindo o modelo da ditadura stalinista.


      
           O plano fracassou. Apesar de ter chegado a manter até 500 mil soldados no país, em 1973 os EUA suspenderam as ofensivas e no mesmo ano retiraram todas as tropas de combate do Vietnã do Sul, encerrando a mais longa guerra em sua história. Militares ficaram mais dois anos no Vietnã do Sul, enquanto o país ainda lutava contra o norte. Em 30 de abril de 1975, tanques norte-vietnamitas invadiram o palácio presidencial em Saigon, encerrando a guerra.

                        
        No dia 30 de abril de 1975, uma coluna de tanques norte-vietnamitas, integrantes das chamadas Divisões de Aço do Vietnã do Norte, as forças de elite do General Nguyen Giap, puseram abaixo os portões do Palácio Presidencial do governo sul-vietnamita na cidade de Saigon. Umas poucas horas antes, centenas de helicópteros norte-americanos retiravam da capital sul-vietnamita os últimos remanescentes civis e militares que colaboraram com os EUA durante a longa intervenção militar americana. O arriar a bandeira dos EUA de Saigon, representou o fim da Segunda Guerra da Indochina, trazendo a esperança de paz para a região que estivera envolvida em vários tipos de conflitos e guerras desde 1941, quando o Japão imperial ocupou a Indochina nos começos da 2ª Guerra Mundial.






Nenhum comentário:

Postar um comentário